Monday, July 31, 2006

Seria mesmo o Rap Parte do Movimento Hip Hop?

Já faz um tempo que eu vejo umas paradas que com certeza não é só eu que vejo...
Na gringa é mais evidente ainda esse fenômeno, mas bem vamos falar do Brasil...
No meu ponto de vista, o rap cresceu de tal forma, desde seu início... que vimos ele tomar caminhos totalmente contrários do que pregava quando nasceu, e conseqüentemente caminhos contrários ao que os demais elos da cultura tomaram...
Pra entender melhor oque tô falando... vamos pensar, no break e grafite...
Apesar das mudanças ocorridas com o tempo, oque é inevitável... ao meu ver eles seguem no mínimo com 80 % da conotação com a qual surgiram...
Claro que tem as palhaçadas do tipo... confundirem, Break com "Dança de Rua"... as paradas desse tipo, mas a essência segue viva, o lado social da parada...
Com o grafite é a mesma coisa, manifestação visual vinda dos guettos... seguindo a proposta com a qual surgiu, protesto...
Agora se focarmos no rap... vamos ver que ele cresceu de tal forma, que os caminhos seguidos acabaram por se tornar incontroláveis... chegando a ponto de ser explorado até pela mídia...
Essa popularização do rap, fez com que a raiz que vemos viva por exemplo no break e no grafite, no rap fique cada vez mais escassa... oque faz hoje o rap ser alvo fácil para exploradores... basta ver que ultimamente Hip Hop virou sinônimo de rap pra mídia... até prêmio a MTV dá, mas nunca vi um grafiteiro ganhar...................

4 Comments:

Blogger Rimaddor said...

Koééé 10=.

É quente a idéia.
Falou td mano....

infelizmente muitos estão fazendo do movimento hip hop o "movimento rap"... hehehehe.

PAZ ae!

4:55 AM  
Anonymous ZILDA said...

Olá Lú , como está? estou com saudades ! Bjos

6:02 PM  
Anonymous aeme said...

e ae...
sei lá se é só o rap que num tá mais também... mas é que o rap ta mais na cara...

falo paiz

7:10 AM  
Blogger max said...

iai luciano, mto massa seu comentario, tb achu. isso esta acontecendo com tds os tipos de estilo de som.
A globalizaçao a massificaçao da inds cultural ta acabando com td tipo de cultura para que possam ganhar grana.
Isso acontece é uma bosta, liga a tv, passa marcelo d2 hip hop, e é como os malukos do harde core, que agora é modinha CPM 22 essas paradas que se julgam Hc. Estao fazendo td virar modinha visto com o tal de EMO CORE valeu ate mais max

4:53 AM  

Post a Comment

<< Home